domingo, 10 de março de 2013

Meninas do Brasil mostram garra, mas são derrotadas pelas uruguaias


Por Bernard Viegas

Foto: Rachel Soares
A seleção brasileira feminina encerrou na tarde deste domingo (10/03) sua participação na Liga Mundial de Hóquei sobre Grama, realizada no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Oeste do Rio. O Brasil foi derrotado por 4x0 pela forte seleção uruguaia e terminou a competição na última colocação.

Debaixo de muito sol e um calor de quase 40 graus, brasileiras e uruguaias protagonizaram  uma partida digna de encerramento de uma liga mundial. Correria, disposição e muita movimentação foram os principais ingredientes do duelo sulamericano.

 As brasileiras começaram a partida com forte ritmo de marcação, dificultando as principais jogadas uruguaias. Comandadas pela capitã Patricia Boos, as meninas conseguiram segurar à pressão das rivais até a primeira metade da etapa inicial.  Favorecidas pelo excesso de faltas cometidas pelo Brasil, as uruguaias praticamente decidiram a partida nos primeiros 35 minutos, após os 4 gols saírem em jogadas de penalty corner.

Mesmo atrás do placar, as brasileiras voltaram para a segunda etapa com o mesmo ritmo de jogo, muita marcação, porém com poucas chances de ataque. As uruguaias, por sua vez, não conseguiram repetir a boa atuação no primeiro tempo e pararam na defesa brasileira.

Apesar da derrota, o Brasil conseguiu apresentar evolução ao decorrer do torneio, de acordo com o treinador Eduardo Martins. Segundo ele, as meninas estão crescendo gradativamente com as experiências adquiridas em competições internacionais.

Foto: Bernard Viegas
- A partida de hoje foi boa para o Brasil, levando em conta a força do adversário, as meninas correram bastante debaixo desse sol, conseguiram marcar e criar algumas jogadas de ataque. A minha avaliação é muito positiva de toda a competição, elas conseguiram mostrar seu valor e toda equipe está unida e firme para os próximos torneios. Elas saem daqui de cabeça erguida com a certeza que a melhora vem a cada dia, com muito trabalho – explicou o treinador.

O Brasil termina a Liga Mundial na sexta colocação, enquanto as uruguaias somaram 9 pontos ficando da quarta posição. Estados Unidos e Chile foram as seleções classificadas para a próxima fase da Liga Mundial, que acontece ainda este ano. Para a seleção brasileira ainda resta muito trabalho e amadurecimento para, quem sabe, conquistar a tão sonhada medalha nas Olimpíadas de 2016.

Foto principal: Rachel Soares

Brasileiras fazem bom primeiro tempo, mas escocesas confirmam o favoritismo

Por Bernard Viegas


Foto: Gisele Barbosa
A seleção brasileira feminina entrou em campo na tarde desta quarta-feira, 6 de março, pela segunda rodada da Liga Mundial de hóquei sobre grama. Em partida realizada no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Oeste do Rio, as meninas do Brasil foram derrotadas por 7×0 pela forte equipe escocesa. Após primeiro tempo equilibrado e muito disputado, as brasileiras sentiram o cansaço na segunda etapa e não resistiram à pressão das rivais.


Logo nos primeiros minutos de partida, as escocesas abriram o placar com Bunce. A partir daí, as brasileiras conseguiram impor um ritmo de jogo e segurar o ataque adversário. Mesmo com a partida em total equilíbrio, a seleção europeia, 19º no ranking mundial, marcaram o segundo gol no fim da primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo, as escocesas entraram dispostas a garantir a vitória. Do lado brasileiro, o fator cansaço foi determinante para a queda de produção da equipe, que vinha de um primeiro tempo com ritmo de marcação muito forte. As europeias aproveitaram os espaços deixados pela defesa verde e amarela, para fazerem os gols que vieram em sequencia. Bunce, Clement, Davis e Cram foram as responsáveis pela vitória na segunda etapa.
Foto: Gisele Barbosa
Mesmo com a derrota, a capitã da seleção brasileira, Patricia Boos, elogiou o empenho da equipe, principalmente na primeira etapa de jogo e alertou que a competição está servindo de experiência para o Brasil.


- O jogo de hoje foi muito duro, conseguimos segurá-las no primeiro tempo, mas elas são experientes, superiores e conseguiram vencer. As meninas estão de parabéns pela força de vontade e garra mostrada dentro de campo. Podemos perceber que estamos crescendo ainda no esporte, é um passo de cada vez, nosso objetivo é chegar em 2016 no mesmo nível dessas seleções – explica a capitã.


Com o resultado, as brasileiras ocupam a penúltima colocação do grupo, à frente apenas de Trinidad e Tobago. Nesta quinta-feira, as meninas encaram o Chile em busca da primeira vitória na competição.


Fotos: Gisele Barbosa



Em partida disputada, Brasil é derrotado para o Chile pela Liga Mundial de Hóquei


Por Bernard Viegas

Foto: Patrick Luan
Em duelo sul-americano, Brasil e Chile protagonizaram na manhã deste domingo. 3 de março, uma das partidas mais equilibradas da World League Round 2, realizada no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio. O jogo terminou em 3×1 para os chilenos, que só conseguiram garantir a vitória nos momentos finais do jogo.

 As duas equipes começaram a partida com a mesma estratégia. Os brasileiros conseguiram dificultar as principais jogadas de ataque chilena com forte marcação pelo meio. O destaque do primeiro tempo foi para o goleiro Thiago Bomfim, que realizou grandes defesas.

Na segunda etapa, o Brasil resolveu sair mais para o jogo e chegou a criar boas chances de ataque. Mesmo fazendo um dos melhores jogos da liga até aqui, a seleção não resistiu à pressão chilena, que fez seus três gols nos momentos finais da partida. O Brasil ainda conseguiu descontar no último minuto com Matheus Borges, após cobrança de penalty corner.

Principal jogador brasileiro na partida, Bomfim elogiou a postura da seleção e acredita que a competição serviu para amadurecer ainda mais a equipe.

Foto: Patrick Luan
“Hoje nós jogamos muito bem, mostramos raça e muita força de vontade. Infelizmente a vitoria não chegou, mas enfrentamos uma equipe muito forte, que jogou em nossos erros. Estamos em estágio de evolução e vamos continuar trabalhando com paciência em busca de melhores resultados. Estamos confiantes em nosso trabalho e vamos seguir em frente”

Para o técnico chileno Diego Amoroso, esse foi o jogo mais difícil da seleção na World League. Ele ressaltou também a importância da partida e não poupou elogios à seleção brasileira.

“Não fizemos um jogo bonito, conseguimos vencer, mas o Brasil valorizou nossa vitória. Jogaram muito bem e dificultaram as nossas jogadas. Felizmente conseguimos marcar no final, mas a partida foi muito dura, parabéns as duas equipes que se doaram em campo hoje. Foi o jogo mais complicado que fizemos.”

Na próxima terça-feira, 5, o Brasil faz sua última partida na World League contra Trinidad & Tobago, enquanto os chilenos fazem duelo com África do Sul.

Fotos: Patrick Luan

Brasil perde para a forte seleção americana


Por Bernard Viegas

Foto: Tatau Souza
A seleção brasileira de Hóquei sobre grama entrou em campo neste sábado (02/02), pela terceira rodada da World League, que acontece no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste do Rio. O jogo terminou com vitória dos Estados Unidos por 5×0. Apesar da derrota, os brasileiros conseguiram criar boas jogadas de ataque com destaques para o meio campo Matheus Borges e o goleiro Thiago Bomfim, que realizou grandes defesas.

As duas seleções começaram o jogo criando muitas oportunidades de gol, mas o time dos EUA seguiu na frente marcando 3×0 no primeiro tempo. Na segunda etapa, os brasileiros conseguiram dificultar as jogadas americanas, mas em jogadas individuais os Estados Unidos fizeram mais dois, fechando o placar do jogo.

O meio campo Matheus Borges, destaque brasileiro afirmou que a seleção vem crescendo a cada ano e espera melhores resultados nas próximas partidas.

Foto: Tatau Souza
“Hoje nós fizemos um bom jogo, apesar da derrota conseguimos criar algumas jogadas de ataque, mas infelizmente o resultado não foi positivo. Mesmo assim, saímos com a cabeça erguida. A cada ano que passa nós melhoramos nossos resultados. Conseguimos um bronze no Sul-Americano no mês passado e esperamos crescer cada vez mais”.

Neste domingo, 3, o Brasil volta a campo às 11h, em partida contra o Chile, enquanto os americanos tentam mais um triunfo diante a seleção de Trinidad & Tobago.

Fotos: Tatau Souza

Em duelo sulamericano, Argentina leva a melhor sobre o Brasil



Foto: Lu Valiatti
Em jogo válido pela segunda rodada da Liga Mundial de Hóquei, realizado no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, (28/02), a Argentina venceu o Brasil por 10×0, no duelo sulamericano da rodada. O atacante Guilhermo Shickndantz foi um dos destaques da partida com três gols marcados, dois deles após cobrança de penalty corner. Pelo lado brasileiro, o goleiro Thiago Bonfim, o Taffa, se destacou com excelentes defesas, que evitaram um placar ainda mais elástico .

Apesar da derrota, o técnico da seleção brasileira, Cláudio Rocha, elogiou o desempenho da equipe, que conseguiu dificultar o trabalho dos argentinos. Segundo ele, o Brasil está em fase de crescimento e essas competições servem para amadurecer ainda mais o grupo visando os Jogos Olímpicos de 2016.

“Nós jogamos duro diante de uma das melhores seleções do mundo. A nossa avaliação é positiva e esperamos melhorar gradativamente para as próximas competições. O grupo ainda precisa melhorar em alguns aspectos, pois temos jogadores com qualidade e estamos treinando forte. A expectativa é grande para os próximos confrontos da World League. Nosso objetivo é chegar forte em 2016″, ressaltou o treinador.

Foto: Lu Valiatti

No próximo sábado, 2, o Brasil enfrenta a seleção americana, enquanto os argentinos tentarão a terceira vitória diante do Chile.

Texto: Bernard Viegas
Foto Lu Valiatti